#FATO ou #FAKE
Veja o que é verdade durante a pandemia do novo CORONAVÍRUS

Prefeitura alerta sobre a fake news sobre Vale Mercado 2021
❌ Atenção! A Prefeitura de Manaus informa que é falsa a notícia divulgada pela internet sobre o programa “Vale Mercado 2021”. A fake news traz informações de que a Prefeitura abriu inscrições para a participação neste programa, o qual iria disponibilizar um auxílio de R$121,00 mensais.
? A Prefeitura de Manaus ressalta que todas as informações sobre projetos e programas de auxílio são publicadas nas mídias oficiais da instituição. Além disso, a organização orienta à população para não acessar sites e links não oficiais e evitar repassar dados pessoais a números desconhecidos.
#PrefeituradeManaus #FakeNews #NotíciasFalsas
Prefeitura alerta para mensagem falsa sobre benefício social
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), alerta que é falsa uma mensagem que circula no WhatsApp sobre inscrição para receber um benefício social chamado “Renda Familiar Mensal”.
A mensagem informa que as inscrições estão abertas e devem ser feitas até esta quarta-feira, 13. A prefeitura reforça que é preciso ter cuidado ao receber links suspeitos, pois o usuário pode ter os seus dados roubados.
Conforme já anunciado pelo prefeito David Almeida, será implantado o programa Auxílio Manauara, que vai destinar R$ 200 para 40 mil famílias em situação de vulnerabilidade social e que não são beneficiárias dos programas socioassistenciais do governo federal. O programa está em fase de elaboração pela equipe técnica da Semasc e a previsão é que o benefício comece a ser pago em abril deste ano.
IMMU desmente fake news sobre transporte coletivo
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informa que não procede a divulgação em sites e em redes sociais de que os ônibus que operam no transporte público de Manaus irão circular apenas até as 23 horas. O órgão trabalha alinhado ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Manaus (STTRM). O IMMU também salienta que qualquer informação que tenha relevância à população e, em especial, aos usuários de transporte público, será divulgada pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Manaus.
ESSA É #FAKE NEWS! MORTES DIMINUIRAM DRASTICAMENTE APÓS A VISITA DO MINISTRO DA SAÚDE NO AMAZONAS
Está sendo compartilhada, pelas redes sociais, uma mensagem que informa que as mortes pela Covid-19 tiveram uma queda expressiva no estado, após a visita do ministro da saúde, Nelson Teich, no Amazonas. Essa notícia é Fake News!
O que acontece é o contrário. Após dois dias da visita do ministro, o número de mortes teve um recorde diário, com mais de 100 pessoas mortas. A mensagem compartilhada dizia que “todo dia estavam morrendo 140 pessoas no Amazonas” e que “só foi Bolsonaro mandar o ministro da Saúde ir para Manaus visitar os hospitais que morreram 46 pessoas no estado todo, sendo apenas 2 de Covid19”. A Prefeitura de Manaus garante que a informação é apenas um boato com o objetivo de dizer que os “números de mortes” estão sendo inflados no Amazonas.
Para evitar o compartilhamento de notícias falsas, a Prefeitura de Manaus reforça que, antes de passar informações adiante, é fundamental procurar a veracidade da fonte, ou procurar os canais oficiais da Prefeitura. Assim, é possível causar pânico ou trazer falsas esperanças à população.

Essa é #Fake News! Foto mostra caixão sendo enterrado vazio para aumentar número de morto em Manaus.
Circula pelas redes sociais uma foto que mostra um caixão sendo enterrado sem corpo que teria como objetivo aumentar os dados de morte pelo Novo Coronavírus em Manaus. No entanto, essa notícia é falsa!A Prefeitura de Manaus esclarece que a imagem não é em Manaus, foi feita em São Carlos (SP), em 2017, para ilustrar a descoberta de um golpe de seguros, que era aplicado na cidade. Ou seja, a imagem não teria relação com a pandemia da Covid-19.Para evitar o compartilhamento de notícias falsas, a Prefeitura de Manaus reforça que, antes de passar informações adiante, é fundamental procurar a veracidade da fonte e os canais oficiais da Prefeitura.

Essa é #Fake News! Profissionais de saúde devem fazer o agendamento da vacinação contra a Influenza
Circula pelas redes sociais uma informação que os profissionais de saúde, que são do grupo prioritário, devem fazer o agendamento prévio para conseguir a vacinação contra a Influenza. Essa notícia é falsa!
Não há agendamento prévio ou cadastramento para a vacinação contra a Influenza para os profissionais de saúde. Segundo a Secretária Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), o esquema de vacinação desses profissionais vai ser realizado nas unidades que estão locados.
O processo seguirá dentro da rotina das unidades. Por isso, não havendo necessidade, para isso, de divulgação prévia, nem ligações para os Distritos de Saúde.

Essa é #Fake News! Montagem do Diário Oficial sobre a proibição de entregas por correios ou delivery.
A Prefeitura de Manaus alerta a população para mais uma informação falsa que está circulando nas redes sociais e grupos de conversa eletrônica, com uma montagem do Diário Oficial do Município (DOM) sobre a proibição de entregas por correios ou delivery. Não existe nenhum ato do município neste sentido. Criar e compartilhar informações falsas é crime, não compactue com essa prática. Seja um cidadão consciente e bem informado, busque sempre por fontes confiáveis.

Essa é #Fake News! A modalidade Drive-Thru não será adotada nessa 2ª fase de vacinação.
Atenção!
? A partir desta quinta-feira (16/04), a @prefeiturademanaus dá início à segunda fase da campanha de vacinação contra a Influenza, voltada a portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
? Diferente da primeira fase, que foi direcionada às pessoas com 60 anos ou mais de idade, e feita apenas por via domiciliar – e que, é importante ressaltar, continua acontecendo até o final da campanha, em 22 de maio –, a segunda etapa da imunização contra a Influenza será oferecida em postos instalados em diferentes zonas de Manaus, que irão funcionar de 9h às 16h. São eles:
? Zona Leste: shopping Phelippe Daou, no bairro Jorge Teixeira, e Estádio Municipal Carlos Zamith, no bairro Coroado;
? Zona Sul: Centro Social Urbano (CSU) no bairro Parque 10 de Novembro;
? Zona Oeste: Mini Vila Olímpica do Santo Antônio, no bairro Santo Antônio.
? Outra diferença é que a vacinação será feita seguindo um calendário especial para atendimento, de acordo com as letras do alfabeto por iniciais do nome, começando no dia 16 e encerrando no dia 30 de abril. A ordem é a seguinte: 16 de abril (A – B); 17 de abril (C – D); 22 de abril (E – F – G); 23 de abril (H – I – J – K – L); 24 de abril (M); 27 de abril (N – O – P – Q); 28 de abril (R); 29 de abril (S – T – U – W); e 30 de abril (V – X – Y- Z);
? Quem pode buscar a vacinação: pessoas portadoras de agravos como doenças cardíacas, renais, hepáticas e respiratórias crônicas, diabéticos e transplantados, entre outras condições. Mas, para receber a dose, é preciso apresentar atestado, receituário médico ou outro documento comprovando a condição clínica especial ou doença.
Reforçamos: a vacinação não é em modalidade Drive Thru.

Essa é #Fake News! Profissionais de saúde devem fazer o agendamento da vacinação contra a Influenza.
Circula pelas redes sociais uma informação que os profissionais de saúde, que são do grupo prioritário, devem fazer o agendamento prévio para conseguir a vacinação contra a Influenza. Essa notícia é falsa!
Não há agendamento prévio ou cadastramento para a vacinação contra a Influenza para os profissionais de saúde. Segundo a Secretária Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), o esquema de vacinação desses profissionais vai ser realizado nas unidades que estão locados.
O processo seguirá dentro da rotina das unidades. Por isso, não havendo necessidade, para isso, de divulgação prévia, nem ligações para os Distritos de Saúde.

Essa é #Fake News! Colocar um pano branco no portão da casa ajuda na identificação para a Vacinação contra Influenza.
Está circulando pelas redes sociais uma imagem orientando os idosos a colocarem um tecido branco no portão das suas casas, para que os vacinadores da Secretária Municipal de Saúde (Semsa Manaus) as localizem. Essa notícia é falsa!
A Prefeitura de Manaus preza pelo bem estar e segurança da população, por isso já realizamos o cadastro da Vacinação contra Influenza, previamente, pela internet. Isso está ajudando no auxílio do planejamento das rotas diárias das nossas equipes, que em breve chegarão ao seu endereço também. Caso haja alguma mudança, tais informações serão publicadas no portal da Prefeitura.
Caso deseje utilizar o serviço de Drive Thru, exclusivo para idosos que estiverem em carros ou motos, fique à vontade. Esse serviço está sendo oferecido no estacionamento de cinco shoppings, até sexta-feira, dia 03/04, das 9h às 12h:
– Amazonas Shopping;
– Manauara Shopping;
– Shopping Ponta Negra;
– Shopping Phelippe Daou;
– Sumaúma Park Shopping;
Para evitar o compartilhamento de notícias falsas, a Prefeitura de Manaus reforça que, antes de passar informações adiante, é fundamental procurar a veracidade da fonte, ou procure os canais oficiais da Prefeitura.

Essa é #Fake News! Escolas municipais voltam a funcionar normalmente a partir dessa quinta-feira, 26/03
Está sendo compartilhada nas mídias sociais, uma notícia em que afirma que a partir desta quinta-feira, 26/03, as escolas municipais vão retornar às suas atividades normais, encerrando o recesso escolar. Essa notícia é Fake News!
Não há nenhuma informação oficial. As escolas municipais seguem com o recesso escolar até o dia 30/03, caso haja alguma prorrogação da data, será publicado oficialmente no Portal da Prefeitura www.manaus.am.gov.br.
Além disso, será amplamente divulgado o retorno presencial das aulas e que, em parceria com o Governo do Estado, a Secretaria Municipal de educação (Semed) irá disponibilizar conteúdos para os alunos, por meio do programa “Aula em Casa”. O projeto será transmitido em vídeo aulas por três canais da TV, Encontro das Águas e pela internet.
A Prefeitura de Manaus reforça que, antes de compartilhar informações, é essencial que todos verifiquem a veracidade da fonte, ou procure os canais oficiais da Prefeitura.

Essa é #Fake News! As Unidades Básicas de Saúde estão realizando testes laboratoriais para o Novo Coronavírus.
Está circulando pelas redes sociais uma imagem, que divulga os nomes de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de horários ampliados, que estão realizando testes para detectar a Covid-19, doença causada pelo Novo Coronavírus. Essa notícia é Fake News!
Nenhuma Unidade Básica de Saúde está realizando testagem para a Covid-19. O Governo do Estado é o órgão que está fazendo os testes suspeitos da doença, em uma unidade referenciada pelo Ministério da Saúde (MS).
A Prefeitura de Manaus reforça que, qualquer medida oficial do município, relacionada ao Novo Coronavírus será publicada no Portal da Prefeitura, www.manaus.am.gov.br, para alertar a população sobre o assunto.
Para evitar que notícias falsas sejam compartilhadas, a Prefeitura de Manaus aconselha a sempre procurar a veracidade da fonte. O mundo está passando por momentos complicados, por isso, é essencial que todos combatam as Fakes News.

Essa é #Fake News! Está proibida a confraternização entre familiares, por conta do Novo Coronavírus
Circula pelas mídias sociais uma informação, a qual afirma que estão proibidas as reuniões e confraternizações entre familiares na cidade, a partir do dia 17/03, devido ao Novo Coronavírus. A Prefeitura de Manaus comunica que esta notícia é Fake News.
A mensagem diz que quem não cumprir, será punido com multas ou privação de liberdade. Contudo, não há nenhuma medida preventiva que restringe a confraternização entre os seus familiares. Além disso, toda e qualquer medida oficial preventiva do munícipio é sempre publicada no Portal da Prefeitura, o www.manaus.am.gov. br.
Neste momento, muitas notícias falsas estão sendo compartilhados pelas redes sociais, grupos de mensagens instantâneas etc. Por isso, é essencial que todos os cidadãos, antes de espalhar qualquer tipo de informação, procurem saber a veracidade da notícia e verifiquem se a fonte é confiável.

Essa é #Fake News! Mensagem com números dos Centros de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVS) são divulgados para fazer teste domiciliar em casos suspeitos da Covid-19
Está sendo compartilhada, nas mídias sociais, uma mensagem com números sem DDD, que aconselham as pessoas a ligarem para os Centros de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVS), para fazer o teste domiciliar, caso haja alguma suspeita do novo Coronavírus. Essa notícia é FAKE NEWS.
Está sendo compartilhada, nas mídias sociais, uma mensagem com números sem DDD, que aconselham as pessoas a ligarem para os Centros de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVS) municipal e estadual, para fazer o teste domiciliar, caso haja alguma suspeita do Novo Coronavírus. Essa notícia é FAKE NEWS.
Na mensagem, são apresentados quatro números sem o DDD. Os números, quando pesquisados na internet, mostram que são de telefones dos CIEVS de Salvador (municipal) e da Bahia (estadual).
No entanto, o CIEVS Bahia se posicionou sobre a mensagem, desmentindo a realização do procedimento. “O CIEVS-BA comunica que é falsa a informação divulgada nas redes sociais sobre a coleta de exame domiciliar para Covid-19”, diz a nota do governo estadual.
A Prefeitura de Manaus reforça que qualquer dúvida sobre a doença pode ser esclarecida pelos canais oficiais da saúde, como o site da semsa.manaus.am.gov.br, e pelas redes sociais da Semsa e da Prefeitura. Em caso de sintomas (tosse, coriza, febre ou falta de ar), procure uma unidade de saúde.

Essa é Fake News! Fazer gargarejo com água morna, vinagre e sal, acaba com o novo Coronavírus
Foi divulgado nas redes sociais uma mensagem, a qual diz que gargarejo com água morna, sal e vinagre elimina o novo Coronavírus. Essa notícia é falsa. Órgãos, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde, a Fiocruz e especialistas desmentem a informação do texto.
Além disso, na informação falsa há a confirmação de que o novo Coronavírus fica na garganta por quatro dias, para depois chegar até o pulmão. No entanto, segundo o médico infectologista Leonardo Weissmann, a infecção causa a tosse seca e dor de garganta, mas não significa que seja porque o vírus está na garganta. A chegada da infecção no pulmão pode depender de cada pessoa.
Segundo o virologista Rômulo Neris, a informação é totalmente mentirosa, pois a presença do vírus na garganta não significa que ele está apenas ali, podendo estar em outras partes das vias aéreas.
Hospitais de grande referência internacional reforçam que tal informação não passa apenas de um boato, pois essa orientação não previne contra a Covid-19. A OMS também afirma que a mensagem não tem cabimento. O Ministério da Saúde diz que não há, até o momento, medicamento, vitamina, substância ou qualquer tipo de alimento específico que proteja contra o novo Coronavírus.

Essa é Fake News! Medida provisória vai suspender a aposentadoria de idosos que saírem nas ruas
Foi divulgada uma imagem nas redes sociais, igual o padrão feito pelo governo federal, no qual contém uma mensagem informando que idosos terão sua aposentadoria suspensa se estiverem fora de casa, de acordo com a medida provisória 922. Além disso, os filhos e netos das pessoas seriam responsabilizados com multa de R$ 1.045,00.
Contudo, a medida provisória citada na mensagem não é de 18 de março de 2020, mas de 28 de fevereiro. No entanto, não há nenhuma menção sobre o trânsito de idosos e a punição por conta do descumprimento.
A MP permite a contratação temporária de servidores civis federais aposentados. Além disso, a MP altera uma lei de autorização de descontos e prestações em folha de pagamento. A medida provisória está em vigor, mas precisa ser analisada por uma comissão parlamentar.
O Ministério da Economia orienta as pessoas a procurarem sempre as fontes oficiais e verificarem a veracidade das informações que são compartilhadas, além de reforçar que esta mensagem é falsa.