Vacinação de idosos contra Influenza prossegue com três estratégias de campanha

Prefeitura de Manaus dará continuidade nesta terça-feira, 31/3, à campanha de vacinação contra a Influenza para idosos, com idade a partir de 60 anos, com três estratégias: vacinação nas residências dos idosos cadastrados na Estratégia Saúde da Família (ESF), iniciada no último dia 24; a imunização por meio do serviço drive-thru em cinco shopping centers; e a vacinação casa a casa dos idosos que realizaram o cadastro no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, as estratégias utilizadas nesta primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza têm como objetivo garantir que a população idosa possa manter o isolamento social, reduzindo o risco de transmissão do novo coronavírus, que causa a Covid-19.

“Toda a programação foi planejada para que os idosos não tenham necessidade de sair de casa, evitando aglomeração no momento da aplicação da vacina. O serviço de drive-thru permite que o idoso seja vacinado sem sair do carro, com o mínimo de contato possível com outras pessoas”, ressalta Magaldi.

Locais do drive-thru

A programação dos locais da oferta de vacina por meio do serviço de drive-thru terá alteração a partir desta terça-feira, 31. Serão mantidos os postos no Amazonas shopping, Manauara shopping, shopping Ponta Negra e shopping Phelippe Daou, iniciando também o serviço no shopping Grande Circular, das 9h às 12h. A programação no shopping Via Norte foi finalizada nesta segunda-feira, 30.

“A previsão é que a vacinação nos shoppings seja concluída na próxima sexta-feira, dia 3 de abril. Nessa estratégia de drive-thru, uma preocupação das equipes de saúde é que estão levando no carro outras pessoas, além do idoso que vai ser vacinado, até mesmo crianças. Isso deve ser evitado para que não haja aglomeração no carro e aumente o risco de contágio para o idoso em relação à Covid-19”, alerta a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira.

Com a forte chuva na cidade na manhã desta segunda-feira, Marinélia informa que o serviço nas residências registrou atraso e houve interrupção na oferta da vacina por meio do sistema drive-thru nos shoppings, com exceção do Ponta Negra, onde a vacinação ocorre em estacionamento coberto e foram vacinados 1.133 idosos, somente nesta manhã.

“Mas a população deve ficar tranquila que todas as pessoas que fazem parte do público-alvo serão vacinadas na campanha, que será encerrada somente no dia 22 de maio. De acordo com a demanda e o público-alvo, a Semsa estabelecerá outras estratégias de vacinação para a população”, garante Marinélia.

Tanto na vacinação de casa em casa, quanto no drive-thru, os idosos devem apresentar documento de identidade com foto, CPF e, preferencialmente, o cartão de vacinação.

Texto – Eurivânia Galúcio /Semsa

Foto – Divulgação / Semsa